segunda-feira, julho 30, 2012

Irônico / Ironic

"Estamos num mundo esquisito, onde 8,2% de desemprego nos EUA representam uma grave crise do capitalismo, mas onde 12% de desemprego na Venezuela não significam uma crise do socialismo ou do estatismo" - Igor Matheus.

sexta-feira, julho 20, 2012

Novamente, o desarmamento / Again, the disarmament

Tragédias como esta G1 - Apartamento de atirador de 'Batman' é armadilha de explosivos, diz polícia - notícias em Mundo geralmente ensejam debates acalorados sobre o controle de armas. Mas, o atirador do cinema não era um simples portador de arma de fogo e sim alguém que acumulava material explosivo ilegalmente. No texto abaixo, Bene Barbosa analisa o que usualmente não se comenta, o vínculo entre tais tragédias e transtornos mentais.

Sobre armas, leis e loucos
Bene Barbosa*
Como sempre acontece, o mais recente ataque contra um grupo de vítimas indefesas, desta vez em um cinema nos EUA, onde 12 pessoas foram mortas, reacende a sanha dos desarmamentistas americanos, dentre os quais o prefeito de Nova Iorque, Mike Bloomberg, um dos expoentes políticos americanos que acham terem nascido com o dom de saber o que é melhor para mundo todo.

domingo, julho 15, 2012

Responsabilidade difusa / Diffuse responsibility


Lizard - Maurits Cornelis Escher

Quando todos são responsáveis, ninguém é realmente responsável.- Rio+20 Was a Bust by Yilmaz Argüden - The Globalist
 Um dos problemas da questão ambiental é que não há um ou alguns poucos culpados, todos nós temos nossa parcela de responsabilidade. Eu conheci um grande entusiasta da teoria do aquecimento global, um crítico feroz das companhias de petróleo que não deixava seu carro na garagem, e outro pequeno industrial do ramo têxtil, um crítico de desmatamento no Brasil, que nunca tinha parado pensar que a sua matéria-prima algodão, é responsável pela redução do bioma Cerrado. Pensando nisso é que concluir o óbvio... Parar de produzir ou restringir o consumo não ajuda o meio ambiente de modo sustentável, isto é, no longo prazo. A crítica ao consumo e nosso sistema de produção pressupõe um “sonho luddita”. Não existe solução fora do clichê, nem por isto falso, de que o progresso tecnológico reduz a nossa dependência do carvão ou produz mais na agricultura, sem ter que expandir as áreas que lhe são destinadas.

segunda-feira, julho 09, 2012

Steven Pinker fala sobre o mito da violência / Steven Pinker talks about the myth of violence

Este sujeito, como sempre, sensacional...

Cinco dentro de quatro / Five within four


Mathematician :  How do you write 4 in between 5?                                   

   Chinese : Is this a joke?

   Japanese : Impossible!

   American : The question ' s all wrong!

   British : It ' s not found on the Internet
 
   Jewish  :  F(IV)E

This is the reason Jewish are everywhere in the world: in finance, business, medicine, engineering....
 anything to do with using both sides of the brain. 

Where Hispanics Live / Onde os Hispânicos Vivem



[http://www.slate.com/articles/news_and_politics/map_of_the_week/2012/07/map_of_america_s_hispanic_population_county_by_county.html]

domingo, julho 01, 2012

Elegia ao espaço público / Elegy to the public space


Este é o tipo de assunto que passa desapercebido da maioria de nossas considerações e, sinceramente, a falta de espaço público é um fator que amplifica nossa falta de sociabilidade. Estranhamente, nossos estatistas de plantão não atentam para isto como um grave problema. Para dizer a verdade, nunca os vi considerando isto como um problema. Já, os liberais fundamentalistas, leia-se “libertários” em seu mito do “Homem Econômico Racional”, como se tudo fosse orientado pelo objetivo do lucro, não percebem que um motor capitalista competitivo depende de uma sociedade minimamente estável e esta estabilidade não se dá apenas por uma maior renda média.

Angel - Max Raabe