Hoje
cedo comi uma omelete com dois ovos, 3 fatias de presunto, 2 de queijo, mais
parmesão extra, 2 fatias de bacon e 2 de tomate (faltou meu adorado orégano...)
regados com um capuccino. Mas se eu soubesse que leria este lixo publicado pela
Exame teria ficado só no meu chima. Segue meu comentário:
Sabe
qual o problema com a educação? Ela foi dominada por 'educadores'. Onde estão
os professores? Quando leio este tipo de artigo, com a mesma ladainha, só que
renovada, de que "os alunos não tem interesse" fico pensando em qual
pesquisa o autor se baseou para repetir este cliché surrado. Os alunos não
demonstram interesse quando professores perdem a condução do processo, quando
já não sabem mais dar boas aulas expositivas e quando demonstram não oferecer
absolutamente nada ao perguntar o que eles querem estudar. E prova, cara
pedagoga, não serve para estigmatizar ou traumatizar um aluno, mas para avaliar
onde se deve melhorar a própria aula, na sala de aula, este espaço nunca comentado
por vocês. Então, quando um governo tenta fazer algo e se expõe à críticas, o
que vocês fazem? Atacam-no com palavras vazias, cheias de poesia que não levam
a nada, não constróem nada e servem de eterna chorumela para que tudo continue
absolutamente igual. Duvido que você tenha passado duas décadas e meia em todos
os níveis de ensino, que sequer conheça a realidade de escolas privadas e
públicas que não seja pelos corredores de cursos universitários que se cultua o
inútil Paulo Freire. Sabe qual a diferença entre um professor de verdade e um
'educador'? O primeiro encara turmas de 50, 100 ou 200 alunos e destrincha
qualquer conteúdo fazendo alguns desses alunos querendo estudar mais em seu
tempo livre, alguns, pois nem todos tem o mesmo interesse. Gostou desta simples
verdade? Por isso a flexibilidade curricular é tão importante. Educador não é
um indivíduo em sala de aula, mas todos que com seu exemplo ensinam algo, pais,
mães, bombeiros, policiais, comerciantes etc. Infelizmente, alguns dão como exemplo
a enrolação, o lero-lero e a completa ausência de propostas práticas.
Cf. Por uma Escola sem in(Disciplina)
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/crescer-em-rede/2016/09/26/por-uma-escola-sem-indisciplina/ via @exame_com
---------------------------
Se
concorda, compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário