terça-feira, março 31, 2020
sábado, março 28, 2020
sexta-feira, março 27, 2020
Você sabe o que é CHERRY PICKING?
É algo parecido como um “viés de seleção”, algo como usar pontos destoantes para justificar minha posição. Pode servir para o mercado, como valorizar virtudes de um imóvel sem levar em consideração sua péssima vizinhança na venda para um possível comprador OU, no caso que me refiro, buscar desesperadamente por exceções para justificar minha escolha prévia, que pode ou não ser consciente, frente a uma avassaladora avalanche de casos contrários.
Tipo assim ó “o governador de SC desistiu da quarentena porque o estado teve apenas um caso de morte registrado”. Embora, isto NÃO seja verdade, pois nem a quarentena era total, nem a desistência significa um relaxamento completo e nem se espera que as mortes sejam poucas e, o principal, o problema é a sobrecarga do sistema que pode sim, levar a muitas outras mortes, inclusive de quem não está infectado pelo vírus. Este último detalhe, que os negacionistas insistem em desprezar ou ignorar.
Por que esses negacionistas preferem disseminar matérias equivocadas sobre o estudo de Ferguson que alertou sobre o potencial número de casos no Reino Unido? (Que se manteve baixo APÓS o país adotar a quarentena.)
Por que esses negacionistas insistem em dizer que o mais conhecido microbiologista da internet, Atila Iamarino, afirmou que a quarentena era o único caminho aceitável, enquanto que, na verdade, ele também alertou para o crescimento do número de infecções poder ser mitigado, como estratégia atenuante?
Por que esses negacionistas mentem sobre o Japão e a Coreia do Sul não terem decretada a quarentena pelos seus governos, mas ignoram que lá, diferente da Itália, teve adesão imediata de suas populações, inclusive esgotando estoques de certos mantimentos nos supermercados?
Por que esses negacionistas estão tão calados e não comentam nada sobre a superação em número de casos da China pelos EUA, esquecendo de dizer que Trump perdeu um precioso tempo enquanto negava a crise?
Por que esses negacionistas insistem em dizer agora, só AGORA, depois de verem que o número de infecções cresce absurdamente, que são a favor de “isolamento vertical” (por faixa etária e grupo de risco), enquanto que isto já era sugerido como um segundo estágio por gente que propunha um isolamento duro inicial para abrandar depois?
Em defesa deles apenas direi que é ignorância, mas se forçarem muito serei obrigado a chamá-los de hipócritas, da mesma forma que chamo de mentiroso quem diz que alguém não é careca porque tem seis fios de cabelo. Escolher os fios para destacar sua tese em detrimento das centenas de centímetros quadrados sem fio algum não elimina o diagnóstico de calvície. Seis fios são só um cherry-pick na argumentação e, embora o sujeito não seja totalmente careca, defender o contrário só prova que teu cérebro pode ser totalmente vazio de lógica.
Anselmo Heidrich
28 mar. 2020
28 mar. 2020
*Sim, sou a favor do retorno gradual da atividade econômica, mas de modo seletivo e sem aglomerações, com direito a multa para desobedientes.
terça-feira, março 24, 2020
O que eu achei da declaração do Presidente?
O que eu achei da declaração do Presidente da República hoje culpando a mídia, chamando as pessoas que se resguardam de histéricas, atacando prefeitos e governadores que têm sido proativos, se auto-elogiando por ter sido um “atleta” e que se for contagiado, no máximo, pegará uma “gripezinha”? O que eu achei dele??
Costumo boicotar este tipo de mensagem que foge ao tema principal do grupo, mas acho pertinente colocar uma opinião sobre uma decisão que terá reflexos diretos em nossas vidas. Tentarei faze-la com um máximo esforço para não ofender ninguém…
A República hoje funciona como uma balança e a depender do atual rumo dos acontecimentos, ela penderá cada vez mais para os governadores, que estão em um avançado cabo de guerra com o governo federal. Bolsonaro está cada vez mais isolado e por mais que queira lutar contra a estagnação econômica, tanto em termos de comunicação como de articulação política está falhando.
Quando digo ‘comunicação’ me refiro não só ao público em geral, mas à outras instâncias de poder, como os governos estaduais, prefeituras e, sobretudo, o Congresso Nacional. Se ele não mudar de postura e aprender a dialogar, temo que uma crise política leve a problemas mais duradouros em nossa economia.
O pior dos cenários, no entanto, ainda não está claro para mim (ainda bem), que seria uma cisão entre os militares que integram seu governo. Quero crer – e aqui uso de meu declarado wishful thinking – que haja uma homogeneidade e consonância na postura dos membros do exército que integram o governo, pois guerras civis são vitaminadas quando as forças armadas se dividem.
Bolsonaro repetiu diversas vezes que vivíamos um período similar ao pré-1964… Custei admitir que sim e que ele tem razão, com a grande diferença de quem irá ser derrubado é quem ele menos imagina: o próprio.
Quanto às declarações em si do Presidente, eu me esforço aqui para me conter e não expelir todo o rosário de impropérios que conheço contra esta pessoa.
Torçamos por nós.
segunda-feira, março 23, 2020
domingo, março 22, 2020
A China é a culpada pela pandemia?
Isso isso… Eu sou um criminoso chamado “China”, ok? E a principal vítima depois da minha amiga chamada “Itália” foi eu mesmo, o “China”… ÔPS! Como eu posso ser o autor e a vítima do crime? Questão de linguagem, mas não a realidade dos fatos, pois quem comete é alguém e um país não é alguém, mas um conjunto. Conjunto ou coletivo de pessoas que pensam e AGEM diferentemente. Jornalistas e médicos presos por divulgar e denunciar o que aconteceu foram chineses, eles foram culpados também? Então, não seja idiota ao culpar um país inteiro, dê nome aos bois e troque este título ridículo demonstrando um mínimo de respeito pelas vítimas.
Sobre: A pandemia tem um culpado: a China https://epoca.globo.com/larry-rohter/a-pandemia-tem-um-culpado-china-1-24315628?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar
Imagem: “China Grunge Flag” (fonte): https://www.flickr.com/photos/80497449@N04/7378023376
sábado, março 21, 2020
sexta-feira, março 20, 2020
Live Coronavírus de 18/03 - Como a pandemia pode acontecer no Brasil
Discutia agora há pouco em um grupo, onde alguns membros eram contra a quarentena. Seu argumento se focava na baixa letalidade do vírus, mas a questão, como todos sabemos, é a saturação do sistema de saúde e, como mostra o autor do vídeo, reduz a oferta de atendimento e, consequentemente, aumenta o número de mortes.
quinta-feira, março 19, 2020
O paradoxo dos Estados Unidos
Vendo este vídeo, os EUA provam como modelos puristas, seja o comunismo ou o anarco-capitalismo, não funcionam:
Coronavírus e Hipocrisia: a lentidão dos diagnósticos clínicos e o "esquecimento" dos estudos científicos
Um novo estudo sobre o início do surto do novo coronavírus na China aponta que a maioria absoluta das infecções não foi detectada naquele momento, o que não só fez os casos de multiplicarem, mas espalhou o vírus pelo país.Os autores da pesquisa concluíram que, antes de 23 de janeiro, apenas 14% dos pacientes contaminados foram identificados e que os 86% não detectados foram a fonte de infecção de 79% dos casos confirmados de Sars-Cov-2, como é chamado oficialmente este vírus.O estudo, realizado por cientistas da China, do Reino Unido e dos Estados Unidos e publicado na revista Science, aponta que os casos não documentados apresentavam sintomas leves ou eram assintomáticos e, por isso, não eram detectados pela vigilância em saúde.CORONAVÍRUS: LENTIDÃO INICIAL EM DIAGNÓSTICOS FACILITOU DISSEMINAÇÃO DE VÍRUS NA CHINA, DIZ ESTUDO – BBC NEWS BRASIL
Mas o mago do Spotniks acha que a China, ou melhor, o Partido Comunista Chinês foi o RESPONSÁVEL PELA PANDEMIA, como se qualquer outro país com a estrutura que tem, pudesse conter algo assim.
Vejam aqui o que eu recebi:
É um estudo da Sociedade Americana de Microbiologia de 2007, ou seja, os americanos já sabiam algo sobre isto, e não era uma mera denúncia. Se cabe responsabilizar a China, por que também não os EUA? “Por que seria “imperialismo” interferir na condução da política interna de outro país”, me disseram. Pois então por que o mesmo não se dá quando interferem na política cambial de outro país, como a China, através da pressão econômica, elevando tarifas de importação? Ou quando bloqueiam não só seus cidadãos de exportarem produtos para países como Cuba ou Irã, por conta de suas políticas externa e interna e de segurança e defesa? Ou quando o próprio Trump, diretamente, intervém na política externa, de forma legal, tentando incentivar a Finlândia, através da Nokia, a desenvolver o 5G para barrar o avanço e monopólio chinês ou, de forma claramente inconstitucional, chantageando o presidente ucraniano para que investigue o filho de seu principal opositor político, Joe Biden, com o objetivo de prejudicá-lo nas eleições em 2022? Aí não contam a interferência, a intervenção e o “imperialismo”.
Sinto muito, isto não tem lógica. Se a própria Associação Americana de Microbiologia tinha conhecimento do fato e o governo americano não atentou para o enorme risco, foi de uma incompetência atroz. Vidas em risco, caso seja somente este o argumento, também são ativos econômicos e suas perdas, custarão muito aos mercados, como já está ocorrendo.
Está na hora de dar um basta aos desmandos do Partido Comunista Chinês, mas não com gritinhos no plenário, assim como já está na hora de alguém dizer à Trump “you’re fired!”
Anselmo Heidrich
19 mar. 2020
quarta-feira, março 18, 2020
terça-feira, março 17, 2020
Rodrigo Silva (Spotniks) e seu Viés de Seleção
CIÊNCIA É ALGO QUE SE CONSTRÓI COM TESTES DE VÁRIAS HIPÓTESES ATÉ QUE UMA EXPLICAÇÃO RAZOÁVEL SE ESTABELEÇA E RESISTA. ACOMPANHEMOS ESTE RACIOCÍNIO:
Leram direitinho? Ok, agora minha análise:
Bem… O que eu acho disso, Rodrigo da Silva fala de um assunto, mas inicia sua ‘thread’ sobre outro assunto. Ele inicia, textualmente, escrevendo que a “culpa pela pandemia do Coronavírus no munto tem nome e sobrenome. É o Partido Comunista Chinês”, mas ao longo do texto se vê que ele não fala absolutamente nada das condições sanitárias e microbiológicas (com os vídeos do Átila, do canal Nerdologia). Ou seja, ele está falando (acertadamente) de como o governo chinês escondeu informações importantes, o que é diferente de explicar as razões do surgimento da epidemia (que depois virou pandemia).
A China é um celeiro de doenças, a própria Peste Bubônica (“peste negra”) começou lá e numa época ainda distante do que seria o comunismo. Se há algo que se liga ao surgimento dessas epidemias é o tradicionalismo e não há nada que ligue, a priori, o hábito de comer animais silvestres e a falta de higienização com o comunismo. Acho que no afã de criticar o comunismo, o Rodrigo misturou alhos com bugalhos. Realmente, a falta de informação pesou e pesará, mas as doenças não são produto do comunismo.
Veja esta matéria do The Atlantic, mostrando como Trump desdenhou da pandemia para depois aceitá-la e se desdizer, mentindo que sempre soube que se tratava de algo grave (diferente do nosso asno eleito):
Notes: 2020 Time Capsule #4: Trump Is Lying, Blatantly, by @jamesfallows https://www.theatlantic.com/notes/2020/03/2020-time-capsule-4/608197/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=share
Agora o meu ponto: se o raciocínio do Rodrigo Silva, de que o Partido Comunista Chinês foi o responsável pela pandemia for correto, então, o liberalismo americano também é menos eficaz que o sistema capitalista da Coreia do Sul, pois lá, com um sistema de saúde público mais estatizado que o americano, a cobertura de exames preventivos chega a 130 vezes o que se faz nos EUA, com um PIB muito maior. Ou seja, usando a mesma lógica do Rodrigo, fazendo este link sitema-doença, então é possível se dizer que o sistema público de saúde é mais eficaz que planos privados.
Reitero que a parte do que concordo com ele é sobre a falta de trasnparência do sistema, a repressão do partido comunista, mas não que ele seja um causador da pandemia.
O que o Rodrigo da Silva fez foi o que chamamos de “viés de seleção”, ele selecionou dados que lhe interessavam para justificar sua tese. Ele buscou os casos políticos de repressão, mas ignorou o histórico de saúde pública que antecede o sistema que quis criticar.
Caio anotou a placa do caminhão?
Aí pessoal, essa eu conto com vocês, tem canal (youtube, facebook etc.) sem vergonha que está cortando o vídeo abaixo, sem a resposta da jornalista. Façam circular este aqui, com a resposta matadora dela. Em tempo, esse Caio é um passador de pano, picareta de marca maior que leva muita gente no bico e acho lamentável que a CNN Brasil, em sua estréia, opte por incorporar aos seus quadros alguém que tenha a deturpação e desinformação (própria) como método de trabalho. A busca por likes acima da postura ética irá minar essa empresa, um péssimo começo para a emissora.
Anotou a placa do caminhão que te atropelou, Caio?
Anotou a placa do caminhão que te atropelou, Caio?
sábado, março 14, 2020
A viagem de Zelensky à Omã
Hotel Ritz–Carlton Al Bustan Palace, onde o presidente Zelensky hospedou–se com a família. |
No início de janeiro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e sua família chegaram a Omã de férias, onde se hospedaram no Hotel Ritz-Carlton Al Bustan Palace, na costa do Golfo de Omã, perto da capital, Mascate. O mandatário também aproveitou a ocasião para algumas reuniões de cúpula, onde encontrou o Ministro das Relações Exteriores do Sultanato de Omã, Yusuf bin Alawi bin Abdullah. As pautas se concentraram, oficialmente, em:
– comércio bilateral;
– cooperação econômica;
– relações diplomáticas;
– investimentos na Ucrânia.
Negócios, segundo o governo
Em 2018, a Ucrânia exportou 59,12 milhões de dólares* para o Omã e importou pouco mais de 7 milhões de dólares**, mas o crescimento do comércio entre os dois países, que aumentou mais de 10% no ano passado, chegando aos 80 milhões de dólares***, levou Zelensky a propor investimentos diretos de Omã, sobretudo em setores como energia e indústria pesada, construção, agricultura, tecnologia da informação, infraestrutura, medicina e turismo.
O atual nível de cooperação bilateral ainda não corresponde ao potencial disponível em comparação com o crescimento dinâmico das relações comerciais. Zelensky também sugeriu aos parceiros de Omã que participassem de uma campanha de privatização em larga escala na Ucrânia. Na reunião concordaram em continuar a prática dos fóruns de negócios ucraniano-omani, com a participação de dezenas de empresários de Omã, relatou o Gabinete da Presidência da Ucrânia.
Falta de transparência
Destaca-se sobre esta viagem que nenhum anúncio oficial fora feito sobre a visita de Zelensky a Omã. Após suas férias de Ano Novo na residência presidencial de Synyohora, nos Montes Cárpatos, Zelensky retornou a Kiev e depois viajou, confidencialmente, em um voo regular, com recursos próprios, para Omã.
Suspeitas foram levantadas sobre o verdadeiro objetivo desta viagem, de que tenha sido para encontrar um alto representante do governo russo, envolvendo questões de segurança entre os dois países. Nikolai Patrushev, Secretário do Conselho de Segurança da Rússia, o segundo nome em importância depois do próprio Vladimir Putin, também teria chegado em Omã, no dia 8 de janeiro, a 1 hora da manhã, enquanto Zelensky, 24 horas depois.
Embora não haja muitas referências sobre isso, a sugestão foi feita por jornalistas investigativos da Skhemy, ligados a Radio Free Europe e a Radio Liberty ( RFE/RL), financiadas pelos EUA. Se a hipótese desta reunião extraoficial se configurar verdadeira, há motivo para impeachment do Presidente ucraniano, mas, por enquanto, tudo o que se tem são suspeitas: “Um jato particular pertencente ao amigo ucraniano de Putin, Viktor Medvedchuk, teve voos entre Mascate, Omã e Moscou, Rússia, de 8 a 9 de janeiro, antes do final da visita de Zelensky. Um avião particular que trouxe Zelensky de volta à Ucrânia também chegou a Omã, com uma escala em Moscou. No entanto, não havia evidências diretas para provar esta versão e nenhuma informação estava disponível sobre os passageiros dos voos. Além disso, não havia e ainda não há provas sólidas de que Zelensky tenha tido outras reuniões em Omã, exceto as mencionadas oficialmente”.
O governo ucraniano negou veemente tal encontro do Presidente com o Secretário russo. E, diante dos fatos, ameaçou acionar judicialmente quem insistir em fazer tais ilações. No caso da denúncia já feita pelo site Skhemy, o governo ucraniano aguarda um pedido de desculpas antes de tomar as medidas cabíveis, ao que os jornalistas respondem que estão “aguardando este documento”.
Desgaste
Caso verdadeiras tais suspeitas sobre a sua viagem, Zelensky teria poucas chances de ser impichado devido à coalizão pró-governo e a maioria das cadeiras de seu Partido, o Servo do Povo, que domina a Câmara. De qualquer modo, a falta de transparência das atividades presidenciais no país árabe ensejou que grupos influentes, como o Movimento de Resistência à Capitulação, solicitassem um relatório detalhado da estada do Presidente em Omã.
Também, uma petição apresentada pelo Deputado de oposição, do partido Solidariedade Europeia, Oleksiy Honcharenko, levou a Agência Nacional de Prevenção da Corrupção a uma investigação sobre declarações financeiras públicas do Presidente, atualizando-a com gastos na visita a Omã. O Deputado também iniciou a criação de uma Comissão de Investigação na Verkhovna Rada****, que poderá levar à confirmação ou refutação das alegações feitas pelos jornalistas da Skhemy.
Se o encontro com o Secretário do Conselho de Segurança Russo for confirmado, Zelensky provavelmente será acusado de traição, afirmou o Deputado, e, muito embora o impeachment não seja uma realidade palpável, o desgaste político pode ser enorme. O fato é que tudo isso poderia ter sido evitado, caso houvesse maior transparência por parte da organização da agenda presidencial, pois, nesses tempos de rápida circulação de informações, verídicas ou falsas, todo cuidado necessário para evitar crises desnecessárias é visto como bem-vindo.
— — — — — — — — — — — — — — — —
Notas:
*** Em torno de 32,76 milhões de reais, no câmbio de 9 de março de 2020. *** Próximos de 374,47 milhões de reais, no câmbio de 9 de março de 2020. Aproximadamente 276,73 milhões de reais, no câmbio de 9 de março de 2020.
**** O Verkhovna(Верхо́вна Ра́да Украї́ни, em ucraniano) é o poder legislativo unicameral da Ucrânia, composto por 450 cadeiras parlamentares preenchidas através do sufrágio universal. Trata-se do único órgão legislativo nacional, situado na capital, Kiev.
— — — — — — — — — — — — — — — —
Fontes das Imagens:
Imagem 1” –Carlton Al Bustan Palace, onde o presidente Zelensky hospedou–se com a família” ( Fonte): https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Al_Bustan_Palace_Hotel_Aerial.jpg
Imagem 2 “Yusuf bin Alawi bin Abdullah, Ministro das Relações Exteriores do Sultanato de Omã, abril de 2004” ( Fonte): https://en.wikipedia.org/wiki/File:Yusuf_bin_Alawi_bin_Abdullah,_2004.jpg
Imagem 3 “Nikolai Patrushev, Secretário do Conselho de Segurança da Rússia, e John R. Bolton, ex–Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, em Genebra, 2018” ( Fonte): https://www.flickr.com/photos/us-mission/42406161650
Originally published at https://ceiri.news on March 12, 2020.
Assinar:
Postagens (Atom)