sexta-feira, setembro 23, 2011

É o inchaço da máquina pública mesmo


A esquerda dirá que a crise foi causada pela especulação financeira.  A direita, que o estado assumiu obrigações que não pode cumprir.
 Ambos têm metade da razão.

Acho que a razão não é de 50% para cada um:

Só direitos. Nenhum dever.
Entre as economias que ameaçam a zona do euro, a Espanha tem a maior taxa de desemprego - mas reluta em eliminar o excesso de benefícios sociais
O sol está a pino e as areias das praias de Cádiz, uma charmosa cidade do sul da Espanha, repletas de gente. Há férias na Europa e a costa da Andaluzia figura entre os destinos preferidos de ingleses e alemães. A maioria dos banhistas, porém, é de espanhóis, moradores da cidade. Até setembro, eles aproveitam ao máximo o horário de verão. Nada de adiantar ou atrasar o relógio. Horário de verão na Espanha significa trabalhar apenas seis horas por dia, em vez de oito. Na praia desde as 2 da tarde, os espanhóis podem curtir o clima até 10 da noite, quando o sol se põe. Cádiz é a terceira cidade com maior desemprego na Espanha: 32% da população economicamente ativa. Procurar trabalho está fora de cogitação por três motivos. O primeiro é o calor de 43 graus. O segundo é que não há ninguém nas empresas privadas ou nas repartições públicas para quem se possa entregar o currículo. Todos estão na praia. O terceiro é que mesmo os desempregados que recebiam um salário considerado baixo, de 1000 euros (os mileuristas, no jargão espanhol), conseguem viver bem recebendo um auxílio equivalente a 75% da antiga remuneração, pago pelo governo. É melhor ficar na praia.
(...)
Mais em Revista Veja: "Que crise é essa?" apud Relações do Trabalho.
...

quinta-feira, setembro 22, 2011

Idea 3g Ad - Population Control (July 2011) --=JaGjIt=--



O que Malthus nunca teria imaginado: celulares e controle de natalidade. 
...

Sobre o lixo debaixo do tapete

Dilma... PresidentA coniventA?
(...)

O velho e eficaz recurso aos arabescos colaterais. Não importa se as provas de um crime são procedentes ou não. O que importa é a forma como foram obtidas. Não se julga mais o mérito de uma questão. Mas os procedimentos de investigação. Corrupto perde tempo se constituir como advogado um criminalista. Estará melhor servido com um processualista. Não interessa mais se alguém cometeu ou não um crime. O que interessa é como foi denunciado.

O PT inaugurou o governo mais corrupto do qual se tem notícia no Brasil. Dona
Dilma, enquanto ministra da Casa Civil, foi ciente e conivente com toda esta corrupção. Posa agora de faxineira. Mas só tem varrido o lixo para baixo do tapete.

Fosse o caso de minha faxineira, eu a demitiria incontinenti. Mas brasileiro é generoso. Corruptos notórios – vide Sarney - denunciados pela imprensa se reelegem ad aeternum. José Dirceu quer voltar à política. Se voltar, é claro que será reeleito. O problema do Brasil não são os corruptos. Corrupto segue sua vocação natural - como um rio segue sua corrente - a de ser corrupto.

O problema é este povinho que os elege e reelege.

Mais em Janer Cristaldo

...

quarta-feira, setembro 21, 2011

Impostos nos veículos brasileiros - 1

Absurdo!
http://raphaelhagi.wordpress.com/2011/04/14/preco-do-corolla-no-brasil/
...

Legalização das drogas é inócua



Eu não entendo porque se fala tanto na legalização das drogas. Em termos práticos, elas já estão disseminadas em nossa sociedade. No entanto, não creio que a violência como subproduto seja totalmente eliminada porque as consequências de se usar drogas vão continuar existindo. Exemplo: que controle teríamos sobre os efeitos do uso do crack no sistema de trânsito? Há fiscalização e leis específicas suficientes para isso? Aqui no Brasil, o número de casos não solucionados e a morosidade da justiça para crimes envolvendo atropelamentos é tão algo que, na prática, há um verdadeiro incentivo à criminalidade neste sentido. O caso é que muitos desses delitos são claramente motivados pela ingestão indevida de álcool e o consumo de outras drogas nos finais de semana. E então, basta legalizar as drogas para termos paz e segurança? Claro que não! Isto é ingenuidade, se tal liberação do uso de drogas não vier acompanhada de um recrudescimento da repressão (e fiscalização) em outros momentos, como o pós-uso das drogas.

Cf.: México y Estados Unidos: la verdad sobre las drogas aquí y allá | AméricaEconomía - El sitio de los negocios globales de América Latina


...

Walter Williams


Vale a pena ler:

terça-feira, setembro 13, 2011

segunda-feira, setembro 12, 2011

D.C. ethics bill to address constituent services spending - Washington Times


Reforma ética compreende cortar despesas que não correspondam à necessidades legítimas:



(...)
There are expenses “that just don’t make any sense, that just shouldn’t be,” Mr. Brown said of recent disclosures that council members have spent money from the lightly regulated constituent service accounts for catering, rent payments and professional sports tickets. “But I don’t think we should throw the baby out with the bath water either.”
The council chairman will resume his first year at the helm this week after a spirited budget process and a summer recess. In a wide-ranging interview with editors and reporters at The Washington Times, he laid out his vision for what he termed the “hippest city in America,” an agenda that includes tangible returns on job-training funds, equity in education and ethics reform.
(...)
D.C. ethics bill to address constituent services spending - Washington Times

...

sábado, setembro 10, 2011

O 11 de Setembro e a Nova Ordem Mundial


Like doctrinaire Marxists or certain religious extremists, conspiracists enjoy a worldview that is immune to refutation.
n      James B. Meigs


Quem já não ouviu algo assim sobre os atentados de 11 de Setembro?

As torres gêmeas não caíram com o choque dos aviões, elas foram implodidas.
O Pentágono não foi atingido por um avião, mas um míssil.
Como terroristas refugiados numa caverna poderiam traçar um plano bem sucedido como este para atacar os EUA em seu próprio território?
Isto é obra de uma grande conspiração mundial para justificar a guerra contra as nações e pilhar seus recursos naturais.

Nesta linha de argumentação, a obra mais bem acabada é o “documentário” Zeitgeist dividido em três partes, as duas últimas dedicadas a definir sua tese, de que todas grandes guerras e operações militares foram e são guiadas por interesses de grandes grupos mundiais dedicados a enganar a população mundial. No caso, o 11 de Setembro não é nada além de mais uma peça neste sentido.

sexta-feira, setembro 09, 2011

.:: 2º Workshop internacional de história do ambiente: Desastres ambientais e sustentabilidade & Gisday 2011 ::.



Dica:

.:: 2º Workshop internacional de história do ambiente: Desastres ambientais e sustentabilidade & Gisday 2011 ::.

...

The Geopolitics of the United States, Part 1: The Inevitable Empire


The Geopolitics of the United States, Part 1: The Inevitable Empire
...

Israel Matzav: Iron Dome is overrated, cannot protect Ben Gurion Airport from a 'Palestinian state'


A defesa israelense é superestimada?

Israel Matzav: Iron Dome is overrated, cannot protect Ben Gurion Airport from a 'Palestinian state': And wounding eight other people and doing lots of property damage. Seven rockets cost Hamas $1,050 ($150 each). The six that Iron Dome shoots down cost $600,000 to shoot down ($50,000 per interceptor, two interceptors per rocket). The one got through cost one dead Israeli, eight wounded Israelis, and several hundred thousand dollars in property damage. That sounds like a pretty favorable calculus for the terrorists.

Hezbullah is said to be capable of shooting hundreds of rockets at once from the north, which will only make matters worse.

Obama wants us to give up territory for a 'Palestinian state,' which would create a third direction for terrorist rocket fire, with Ben Gurion Airport only four miles (which is less than seven kilometers) away from that 'Palestinian state.' So does our own Left. In other words, in addition to its limited effectiveness, Iron Dome cannot protect Ben Gurion Airport.

What could go wrong?

...

quinta-feira, setembro 08, 2011

O absurdo gasto com veículos


Depois reclamam dos impostos como principal fator do encarecimento dos preços dos veículos no Brasil... Com tamanha predisposição para gastar com esse item, os comerciantes sabem como tirar proveito da situação. Nada melhor do que adquirir um 1.0 e usá-lo, se possível, aos finais de semana.

No comparativo de gastos entre educação e as despesas com o carro, a classe C é a que mais prioriza o veículo: os custos do automóvel são 3,5 vezes maiores que os relacionados aos estudos. Nesse montante incluem-se os valores do combustível, seguro, financiamento, IPVA e taxa de licenciamento, estacionamento, manutenção etc. Em termos de percentual, a classe B é a que mais gasta com o carro: 11,1% da renda. Mas, por ser a líder também no quesito ensino, a proporção entre os dois é menor que na classe C: 3,08 vezes.

...

quarta-feira, setembro 07, 2011

O extremo oriente é o extremo ocidente


O extremo oriente é o extremo ocidente quando observamos que ambos os hemisférios se tocam na Linha Internacional de Mudança de Data, no extremo oposto ao Meridiano de Greenwich. Em outras palavras, não vejo diferença entre regiões tão díspares quando o assunto é dinheiro. Quando se elege o oriente como tendo uma “cultura diferente” se encobre muitas semelhanças ou mesmas características, como a que faz a economia funcionar, a sede pelo lucro. Vejamos este spam que tem circulado pela rede:

domingo, setembro 04, 2011

Wishbone Ash - The Pilgrim


...

EUA: um pacto necessário pela produtividade e o emprego


Interessante artigo do The Atlantic que exorta os americanos a um novo New Deal. Mas, diferentemente dos arroubos protecionistas a que estamos acostumados, aqui se faz com um pacto, sobretudo, entre empregados e empresas em busca da produtividade e do emprego. Vejamos alguns trechos:


Direito Ambiental: mistificação e retórica vazia



Os maiores criminosos não somos nós, mas são empresas...
O meio ambiente não é renovável como se pensava...
Nosso direito é muito fundado no direito civil, na propriedade...
O direito ambiental prima pelo amanhã...
O meio ambiente é [das pessoas] e é de todos...
Com frases assim, a matéria do jornal introduz o leigo ao conceito de direito ambiental.

quinta-feira, setembro 01, 2011

afrol News - Africanos denuncian terror y racismo en la Libia "liberada"



afrol News - Africanos denuncian terror y racismo en la Libia "liberada"


Massacre of africanos negros na Líbia pós-Kadhafi


Acho que pegaria muito mal em nossos jornais divulgar a informação abaixo. O racismo dos que lutaram contra Kadhafi é elemento pós-revolucionário presente. Embora o ex-ditador se utilizasse de mercenários dos países vizinhos ao sul, da África Negra, a mistura de rancor com oportunismo tem levado a roubos e massacres por parte dos revolucionários.


Racism is certainly playing a role, although there appear to be a few black Africans fighting with the anti-Gaddafi forces. What really is driving the violence is the participation of mercenaries from Chad and the Sudan who were used by Gaddafi as shock troops, killing civilians on sight and spreading terror wherever they went. Of course, the overwhelming majority of victims have been in Libya for years as part of the foreign work force, so in the end, it appears to be a combination of hate and opportunity for loot that is driving the violence against black Africans.

Agora imaginem se isto fosse em um país ocidental...


Recessão global à vista


Hora de investir em mercados internos:


Global Drop in Manufacturing Could Signal a Coming Recession - Business - The Atlantic Wire

...