terça-feira, dezembro 11, 2012

Diane Ravitch e a crítica ao modelo americano de educação

Sobre:
Diane Ravitch - Entrevista - Filosofia, Política e Educação
Realmente, a concentração em testes de múltipla escolha para avançar na instrução descarta um princípio básico e antigo que funciona, a LEITURA. Ler testes e fazê-lo deve ser um coroamento do processo e não, a base para um treino exaustivo. Este tem que se apoiar cotidianamente na leitura e na escrita, tendo os testes como parte do processo e meta final geral, a educação e conhecimento; como meta específica, a formação de mão de obra capacitada, empreendedores etc. O que nós pretendemos no Brasil, "educar para a cidadania"? Mas, o que isto realmente significa quando há uma demonização e descrença no próprio sistema político? Então temos um objetivo vago com métodos inadequados, sobretudo quando nossas avaliações são deixadas em segundo plano para uma homogeneidade demagógica que acaba sendo, não mais do que um campo para exercício retórico de pedagogos.
Outra observação sobre o título, nota mais alta não garante uma melhor educação, mas é necessária ao bom ensino. Ensino e educação não são a mesma coisa, mas são complementares e se tirar boas notas não me garante ser bem educado, o princípio de buscar o melhor desempenho, sim, é parte de uma boa educação.

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