terça-feira, maio 12, 2015

Bobagens cubanas



 Um idiota escreveu:

“Você é mesmo desinformado. O governo cubano vem preparando o país para adaptar-se novamente ao capitalismo. Mas não esse capitalismo selvagem e injusto. Será uma espécie de social-democracia.

Ah sim! O governo cubano vem preparando o país há mais de 50 anos o país para o capitalismo, isto depois de ter insistido de modo SUICIDA num caminho para o subdesenvolvimento, que só foi mais escamoteado graças ao TOTAL SUBSÍDIO SOVIÉTICO. Quando a URSS deixou de existir, PORQUE SIMPLESMENTE FALIU, o estado dependente, que como craqueiro sem pedra definhou por completo. 

Para entender o que se passa atualmente em Cuba tem que se levar em conta três fatores que levaram à REAÇÃO e MUDANÇA DE ESTRATÉGIA de Washington:

1.      O governo de Caracas;
2.      A influência russa (vendendo armas para a Venezuela e tentando construir um canal na Nicarágua, que ligaria os dois oceanos como alternativa ao do Panamá);
3.      Aplicação da força contra interesses estratégicos do Itamaraty (diplomacia petista) e de Pequim.
Assim vocês conseguem entender o porquê da retirada do embargo (que a sua época teve sentido) e associação com Cuba que, quer queira ou não, é uma importante ilha no Caribe.
Ignorar estes fatos e achar que Havana planejou algo é assinar um atestado de estupidez.

E agora o embargo, que sempre volta como eterna justificativa para meio século de subdesenvolvimento e ditadura. Quanto a esta última, o governo castrista simplesmente NÃO TEM DESCULPAS. Se Pinochet no Chile executou mais de 3.000 pessoas, o que dizer de Fidel que ceifou a vida de 17.000 pessoas? A maioria, aliás, ACUSADA DE CRIME DE CONSCIÊNCIA. Acordem!

O embargo não deveria ter durado tanto, é verdade, MAS à época, como reação à ameaça soviética, com mísseis apontados para o território americano, não havia nada mais sensato. Ou era isto, ou a ilha seria atacada. Kennedy procurou uma solução de contenção.