domingo, fevereiro 07, 2016

Educação, Ensino e Impunidade – 1


"Manifestantes mascarados que se infiltraram no protesto pacífico dos professores, destruíram caixas eletrônicos de uma agência bancária no centro - Gabriela Batista" (Imagem: blogdainseguranca). Será? Será que não houve conivência?

Primeiro leiam este artigo, curto, conciso e imperdível:

http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-inveja-a-crise-e-as-trevas-ct2njygzzil93bf5o470fgmi8


Leram? Então, agora meu comentário fará sentido:

Que texto excelente! Eu tenho muitas histórias para comentar a este respeito, nem sei por onde começar, como a de um professor de história de Santos, onde trabalhei 7 anos, que entrou cantando em sala de aula um dia após o atentado às torres gêmeas e, não por acaso se tornou vereador da cidade pelo PT. Agora, paralelamente a estes casos há outros, tão ou mais graves, como aquele professor de história que entra em sala de aula e alguns poucos alunos imitam o som que seu filho, com algum tipo de retardo mental, emitia. Ele ficou completamente aturdido e sem saber o que fazer, jogou o giz na calha da lousa e disse "façam tudo comigo, menos isso". Foi embora e nunca mais voltou. Então, há coisas que não são propriamente da qualidade de ensino - a doutrinação a que se refere indiretamente o artigo -, mas sim à educação mesmo, às regras de civilidade. Antigamente, algumas décadas atrás, quando eu era aluno, muitos professores já ensinavam pelas lentes ideológicas da esquerda, MAS o que vemos hoje em dia é que eles conseguiram piorar em muito a situação quando fundiram a baixa qualidade do ENSINO com falta de civilidade que a EDUCAÇÃO deveria proporcionar. Pois, mesmo este caso do professor duramente agredido não tenha sido causado por ele, foi sim por uma série de administrações lenientes que levaram a isto, a ausência de temor pois sabem que não existe repressão. O que está então na raiz desses comportamentos, da barbárie perpetrada pelos manifestantes de que fala Alexandre Borges, o autor do artigo e o caso, entre tantos outros, da agressão moral? Adivinhem, A IMPUNIDADE. E esta impunidade que proporciona a expansão do crime no Brasil, a corrupção política e a pedagogia da leniência, onde uma delas acaba servindo de motor para a outra em um ciclo vicioso.

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Confiram aqui o artigo de Alexandre Borges:

A inveja, a crise e as trevas

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Texto publicado na edição impressa de 05 de fevereiro de 2016


“Eu matei Mozart!”, grita o invejoso Antonio Salieri criado por Milos Forman em Amadeus. Nada poderia ser mais distante da realidade. Salieri foi um músico extremamente bem-sucedido, suas obras foram aclamadas em vida e ele chegou a dar aulas para Beethoven, Schubert e Lizst, enquanto Mozart lutava para sobreviver. Mesmo assim, a ficção acabou colando em Salieri a pecha de um dos mais odiosos e ressentidos personagens da história, que terminou seus dias solitário e taciturno num manicômio.
Outro ícone da inveja é Iago, criado por William Shakespeare em Otelo. Iago convence o mouro da infidelidade da esposa Desdêmona por ter sido preterido numa promoção. O invejoso fabrica em sua mente perturbada uma injustiça irreal cometida por seu superior como forma de explicar a própria derrota. O final é trágico para todos.
Professores que apedrejam carros nas ruas são a face visível de uma doença social e moral muito mais grave


O maior de todos os invejosos, sem dúvida, é Satanás. Como descrito em Paraíso Perdido, de John Milton, Lúcifer é um líder protorrevolucionário que fomenta uma rebelião fracassada contra Deus. Sua maior arma é a astúcia, a persuasão, a mentira dissimulada e o carisma. Sua meta é corromper o espírito dos anjos por causa de sua própria sede de poder: “melhor reinar no Inferno do que servir no Céu”.
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A inveja que envenena a alma do indivíduo é capaz de destruir um país. Alain Peyrefitte explica: “a sociedade de desconfiança é uma sociedade temerosa, ‘ganha-perde’: uma sociedade na qual a vida em comum é um jogo cujo resultado é nulo, ou até negativo; propícia à luta de classes, ao mal-viver nacional e internacional, à inveja social, ao fechamento, à agressividade da vigilância mútua. A sociedade de confiança é uma sociedade em expansão, ‘ganha-ganha’; sociedade de solidariedade, de projeto comum, de abertura, de intercâmbio, de comunicação”.
Em outubro último, num momento sintomático da miséria ideológica nacional, professores que faziam uma manifestação em São Paulo apedrejaram um carro de luxo, raríssimo no Brasil, pertencente a um desconhecido. O veículo apenas passava pelo local rebocado por um guincho. O que leva gente que vai formar as novas gerações de brasileiros a acreditar que o vandalismo bestial e invejoso fará algum bem a ele ou ao país? Como conseguiram corromper de tal forma suas almas?
O Brasil é uma sociedade de desconfiança, de “ganha-perde”. Muitos brasileiros já entenderam o papel deletério exercido pelo Estado hipertrofiado e tentacular em suas vidas, que obriga o país a trabalhar cinco meses por ano para sustentar sua máquina corrupta, inepta e perdulária. Pelo quinto ano seguido, o país ocupa o último lugar no ranking sobre retorno dos impostos.
Professores que apedrejam carros nas ruas são a face visível de uma doença social e moral muito mais grave e profunda. Eles agem como esbirros de uma engrenagem que há décadas envenena e racha o país, destruindo a capacidade de associação e colaboração dos brasileiros a partir das instituições sociais tradicionais como família, trabalho, escola, associações de bairro, igrejas e instituições filantrópicas, deixando apenas o Estado no lugar.
Uma sociedade em que o cidadão perde a confiança nela própria será sempre disfuncional. A confiança, com responsabilidade e liberdade, sem a intermediação autoritária, ineficaz e corrupta do poder estatal, é o pilar de relações sociais frutíferas e moralmente saudáveis.
Enquanto o Brasil não acabar com a onipresença sufocante do Estado e voltar a fomentar a liberdade, o empreendedorismo e a associação voluntária e mutuamente benéfica entre os cidadãos, estará sempre refém de governantes e burocratas que buscam arbitrar cada aspecto de suas vidas para pilhar seus recursos e consolidar o próprio reino de trevas, um objetivo em estágio já bastante avançado.
Alexandre Borges, publicitário, é diretor do Instituto Liberal.

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