Sou amplamente favorável ao homeschooling como alternativa
complementar, mas achar que esta prática é uma alternativa completa é de uma
ingenuidade atroz. Sua prática limita-se, normalmente, aos anos iniciais,
quando não meramente ao ensino infantil, pois quando se ingressa nas séries
(anos, como se oficializou chamar) finais, a maioria (imensa) dos pais e
responsáveis não tem mais conhecimento específico para ensinar as diversas
disciplinas que o aluno deveria estudar. Sabe a quem mais agrada isto? Aos gestores
que anseiam por uma fonte ideológica que lhes exima da responsabilidade de
disponibilizar e gerenciar recursos para educação pública. Como eu disse, acho
plenamente válido o direito à existência do homeschooling, mas muito cuidado
com as panaceias: elas não passam de imaginação utópica.
Cf. O que ganhamos com o homeschooling http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/oque-ganhamos-com-o-homeschooling-269koxypu2rfal1at5jpvi386
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