Quando se alerta para a visão ideologizada dos professores e nos
respondem que todos nós temos ideologia, mesmo que inconfessa e de que a
neutralidade é simplesmente impossível não se entende a crítica contundente
deste artigo, os professores de filosofia e sociologia não são incompetentes, o
problema real é que eles são competentes de acordo com a educação superior que
tiveram que, esta sim, é deficiente. A maioria desses cursos no país tem
currículos e pior, interpretações desatualizadas, como o caso da vulgarização
marxista. Consequentemente, os professores aí formados não se põem a criticar
os seus fundamentos. O tal "pensamento crítico" como exposto nos
comentários não passa de uma crítica ao capitalismo, de modo simplista e sem
autocrítica, é uma crítica totalmente unidirecional. Sinceramente, faz mais de meia
década que este artigo foi escrito e o resultado da introdução destas
disciplinas no currículo escolar só fez piorar o que já tínhamos com geografia
e história: a formação de uma massa de manobra estudantil a serviço de partidos
e organizações com interesses escusos como ora se vê com as nefandas,
autoritárias e verdadeiramente fascistas ocupações de escolas no país afora.
Cf. Ideologia na Escola - Educar para Crescer http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/ideologia-cartilha-547333.shtml
Uma de nossas chagas sociais, infelizmente, ainda muito pouco levada a
sério.
Anselmo Heidrich
PRESTIGIADO! Vamos continuar metendo o dedo na ferida!
ResponderExcluirComo brasileiro no poder só faz merda, e toda autoridade brasileira só comete o mal, o Brasil é um país todo errado onde só prevalece a injustiça.