terça-feira, agosto 20, 2013

Óbvio oculto para marxistas

Sobre: Tomatadas: IDH prova que crescimento econômico é fundamental....: Faz décadas que acadêmicos, ambientalistas, militantes políticos e burocratas da ONU esperneiam contra a ideia de que o crescimento econômi...
O que chama atenção a esta falsa dicotomia proposta pela visão 'estruturalista', para a qual o 'social' suplanta o 'econômico' em importância é que não se percebe que a renda é apenas um indicador e, como tal, expressão relações... Relações estas em que um índice econômico não é algo independente, autônomo, isolado, desvinculado de relações de independência em relação à políticas populistas de distribuição de renda, clientelismo governamental, ao mesmo tempo em que expressa uma maior dependência à agentes econômicos; que falar em "maior renda" significa falar em empreendedores, profissionais melhor capacitados, maior produtividade etc., elementos que geralmente dependem de um nível educacional mínimo. Que não se trata de criar cotas para uma minoria de uma minoria, mas de multiplicar vagas em sistemas de ensino básico.

Tudo isto é conhecido, mas apesar da obviedade, nossos críticos da necessidade de aumento do PIB veem a renda como algo no ar, algo que foi extraído como se já estivesse lá, no sangue dos pobres. Não se trata da criação concreta, da atividade real para a qual o dinheiro é só um equivalente geral de trocas, se trata de uma 'essência', um tipo de ouro que se debatem para tomar. 

--------------
OBS: uma colega me chamou atenção, acertadamente, que é preciso mais do que o 'mínimo' em termos educacionais para formar uma classe de empreendedores produtivos. Obviamente ela está certa. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário