segunda-feira, agosto 20, 2012

O ceticismo não é sobre o clima, mas sim sobre os climatólogos / Skepticism is not about the climate, but about the climatologists

"Acontece que, sobrepondo-se a essas causas naturais do aquecimento, existe a ação do homem, que consome combustíveis fósseis e lança gases na atmosfera. Esse fenômeno tem sido estudado por um grande número de cientistas há mais de 50 anos."
Esta presunção de que o fator antropogênico se sobrepõe a todas as outras causas naturais me parece apriorística e, portanto, também gratuita e vulnerável.
/
"Turns out, overlapping these natural causes of global warming, there is the action of man, which consumes fossil fuels and releases gases into the atmosphere. This phenomenon has been studied by a large number of scientists for over 50 years."
Climate change and the 'skeptics' - opinion - versaoimpressa - Estado

This presumption that the anthropogenic factor overrides all other natural causes seem a priori, and therefore also free and vulnerable.

Um comentário:

  1. De fato, a teoria do aquecimento antropogênico é defendida com argumentos igualmente apriorísticos, mas o Goldenberg não quer admitir isso. Pelo contrário, o sujeito fala em nome do método científico para produzir o mais anti-científico e mentiroso de todos os textos que ele já escreveu!!

    Ele afirma: "Nesses modelos, o que se faz é relacionar causa e efeito, que é a maneira como a ciência funciona. A causa é a presença de maiores quantidades de gases na atmosfera e o efeito, o aquecimento resultante do nosso planeta". Ora, mas se o próprio Lovelock, autor que ele cita, reconhece que já faz mais de dez anos que as temperaturas médias do planeta NÃO sobem, então a aplicação do método científico obriga a reavaliar esses modelos que estabelecem uma relação de causa e efeito entre a ação do homem e o aquecimento global!!!

    E o Goldenberg ainda tem a CARA DE PAU de dizer que "só existe um lado" correto no debate, o dos que defendem a teoria antropogênica, enquanto os céticos só podem ser mercenários de empresas que lucrariam com o petróleo!! Todos sabem que os defensores dessa teoria também possuem interesses acadêmicos e econômicos cuja realização depende da aceitação dessa teoria pelas instituições que financiam suas pesquisas políticos. Mas o sujeito faz de conta que só pode haver pesquisa interessada dos que pensam diferentemente dele!!

    Artigo vergonhoso!

    ResponderExcluir