domingo, dezembro 02, 2018

A verdade sobre a Venezuela

"A grande mídia"; "interesses de oligarquias"; "império norte-americano"... Quem é que cita refrões mesmo?

Negócio é o seguinte, os EUA diminuíram sua taxa de importação após o desenvolvimento da tecnologia do Fracking. Quanto aos interesses econômicos no Oriente Médio, o vídeo descarta, completamente, a existência da Rússia, que só tenderia a perder com a passagem de dutos do Cáspio a partir de reservas de países independentes para o oeste (Europa). Se há interesses no Oriente Médio, seguramente, ele não é de exclusividade americana.

A conclusão de que o petróleo barato tornava o povo venezuelano pobre é um erro, pois este setor já concentrava em poucas mãos (porque há pouca concorrência e diversificação). A "reformulação de todas as instituições do estado" na Venezuela incluíram a alteração e supressão da independência de poderes no país, que inclusive levou ao aparelhamento de estado, tal como o PT também fez aqui, de forma mais branda. Obviamente, estes fatos são ignorados pelo vídeo, assim como a Venezuela foi um dos poucos países no mundo que a sua população definhou, perdendo peso em massa, o canibalismo também surgiu e o empobrecimento brutal atingiu 9 entre cada 10 venezuelanos.

Claro que o socialismo bolivariano é uma piada, pois se desse certo não reclamariam de que seu maior importador, os EUA, não precisa mais de sua commoditie como antes (devido ao aumento da oferta devido a nova tecnologia).

Outro dado interessante é a tentativa de anexar o oeste da Guiana, plano declarado das forças armadas venezuelanas (que são o verdadeiro problema) devido a sua incorporação ideológica. Os países, latino-americanos, no geral, salvo alguma manifestação moribunda da esquerda aqui e ali abandona paulatinamente esse processo. É questão de tempo para derrotar os chavistas e o Exército Brasileiro já deu um ultimato (prontamente recebido e atendido pelos venezuelanos) de que não admitiria violência (violação da integridade territorial de um país vizinho) na região.

Sinto dizer, mas este vídeo é uma falácia pura. Se quiser entender o que, realmente, aconteceu na Venezuela assista este aqui:

https://youtu.be/8sxXYuhWF1s



Já, o lixo do qual critiquei, foi este aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário