terça-feira, março 05, 2019

Porque eu não me limito ao Liberalismo

Vou perder seguidores agora…
Seguinte: minha bronca com o liberalismo não é pela liberdade, pelo empreendedorismo, política, arte, filosofia etc. Geralmente, eu concordo com tudo o que dizem os liberais. M-A-S, minha bronca existe sim quando se trata de analisar cientificamente fenômenos que fogem do temário tradicional dessa corrente, riquíssima de pensamento. Vou dar um exemplo, da minha área: aqui no Brasil, um conhecido professor de uma instituição de ensino superior privado é frequentemente chamado para falar de educação. Ao que ele se limita? Ele só sabe ou, ao menos foi o que eu já pude ver e ouvir, defender os vouchers e mais nada. MAIS NADA, porra nenhuma. Qualquer um que já tenho enfrentado salas de aula por anos a fio sabe que isto não é panaceia nenhuma, no máximo e aí eu concordaria com ele, uma solução para melhor alocação de recursos públicos para alavancar as matrículas e possível desempenho das instituições de ensino que terão que desenvolver programas eficazes para ensinar uma crescente demanda dos alunos.
Em um desses encontros lhe perguntei o que ele propunha para combater a questão da violências nas escolas brasileiras, já que em recente pesquisa, o Brasil tinha sido considerado um dos três piores países no quesito. Ele me olhou e como se fosse salvo pelo gongo, alguém lhe chamou e saiu de fininho. Foi decepcionante, pois eu procuro HÁ ANOS, interlocutores na minha área que não sejam os mesmos socialistas estatizantes de sempre com sua ladainha de “investimento no professor” (leia-se, salário maior), o que não adianta. É simples, analogamente, nada adianta triplicar o salário de policiais corruptos para acabar com a corrupção. Por que então, aumentar salários de professores combateria a grave indisciplina que grassa nas nossas escolas? Tal qual a Esquerda que desvia o foco, a nossa Direita Liberal sequer enxerga o problema.
Quem poderia nos auxiliar? Os conservadores, claro! Mas estes, na atual conjuntura, também estão cegos com a ponta de um iceberg que chamam de “doutrinação”. Este é outro problema que mesmo que tivesse uma solução bem encaminhada, não iria mitigar, muito menos eliminar a estonteante violência que temos no ambiente escolar.
Cansou? Então procure outro exemplo… Todos sabemos que o “Custo Brasil” é um gravíssimo problema para nossa economia. Mas quantos fóruns e encontros de liberais já não discutiram o tema? N, vários e vários desses encontros. Então por que não discutir também problemas que são recorrentes, como a Segurança Pública, o Sistema de Saúde, a Defesa Externa ou temas que lembramos quando ocorrem graves tragédias como o Meio Ambiente? Digo porque… Porque as soluções não são fáceis e não passam por uma simples análise metodológica já trilhada por pensadores, filósofos ou economistas ortodoxos, i.e., liberais. Quando se tem o elemento “estado” como ente necessário na equação da solução, os liberais fogem. Podem chiar, tripudiar e se esgoelar aí do outro lado porque é isto sim que acontece, então ignoram os problemas, cujas variáveis não são facilmente compreendidas no receituário liberal. Tipo assim, eu seleciono, intuitivamente, os problemas e variáveis que já consigo vislumbrar saída e solução apropriadas. Aquilo com o qual não estou acostumado, eu descarto.
Foi desta forma que problemas como o da Venezuela, não de seu sistema econômico, propriamente falando, mas de nosso preparo e sistema de defesa sequer foram discutidos pelas hostes liberais anteriormente. Foi desta forma também, que eles, os liberais fundamentalistas sempre disseram ou sugeriram que resolver problemas ambientais passavam pela privatização dos recursos públicos, como o meio ambiente e deu, está encaminhado. Tolice.
Estas são algumas razões de porque eu gosto do pensamento liberal contra a simplificação socialista, mas eu igualmente detesto, abomino youtubers liberais que só sabem repetir a mesma cantilena de sempre descartando os detalhes da realidade. E não são poucos.
Que sangrem os debates.
Anselmo Heidrich
6 mar. 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário