sexta-feira, junho 10, 2011

A perda dos bobos



Pedabobo: do latim paedabobus: pessoa que se dedica a dizer aos demais como devem pensar, centrando seus esforços nos menores de idade, por serem os que menos defesa possuem frente à estupidez que podem soltar.
(...)
Bobalizacion-global.com




É isso mesmo, agora vejam isto aqui:

Pesquisa reabilita memorização no ensino http://t.co/SR3GloE

Não é o óbvio retornando? Que é importante entendermos o conceito de um fenômeno e como se chegou a ele, não tenho dúvida. Mas, não dá para esperar que seja sempre assim. Há categorias de análise, fenômenos, processos que requerem muito tempo de estudo para serem apreendidos e, antes disso, noções básicas ou partes do "edifício teórico" têm que ser absorvidas para entendimento futuro de um conhecimento mais abrangente. 

Não dá para esperar que um estudante pule as aulas de anatomia e um dia, numa cirurgia tente estancar uma hemorragia deduzindo qual artéria é com "conhecimento crítico". Menos dramático foi quando me deparei com uma aluna de um cursinho, no qual eu trabalhava que me perguntou como eu sabia que no mapa o norte ficava em cima e o sul embaixo? Situações como esta, hilárias e ao mesmo trágicas porque reais estão se tornando cada vez mais corriqueiras, graças a leva de incultura decorrente do pouco caso que se faz do conhecimento clássico. O ensino, cada vez mais assolado por bobagens ideológicas, tem grande parte de sua decadência explicada pelo que dizem, fazem e influenciam na criação de projetos de lei os ditos pedagogos, sim Senhor. E, de outra parte, pela omissão irresponsável de quem deveria se opor a eles, os professores.

...

2 comentários:

  1. Oq é isso diante das grandes mentiras como a nova ordem mundial,a santidade do papa,a morte de bin laden,oPT e bla bla bla... abração

    ResponderExcluir
  2. Oq é isso diante das mentiras como a santidade do papa,a nova ordem mundial,a morte do bin laden o PT e bla bla bla... abração

    ResponderExcluir