terça-feira, maio 21, 2013

O porque do Brasil ocupar o penúltimo lugar no ranking mundial de educação

Folha Política: Enquanto o país ocupa o penúltimo lugar em ranking...: Segundo ranking realizado pela Pearson Internacional (referido em matéria de O GLOBO), o Brasil ocupou, em uma lista de 40 países, a pen...
Parabéns pelo desabafo, Caio. Eu sou professor (de geografia) há mais de 20 anos. Sempre trabalhei com ensino médio e pré-vestibular na rede particular, em São Paulo. Quando me mudei para Florianópolis, após um período fui trabalhar em uma cidade vizinha no ensino fundamental (6º ao 9º ano, antiga 5ª a 8ª séries) e, para minha surpresa, só melhorei meu rendimento enquanto professor e, consequentemente, o de meus alunos quando deixei de ensinar especificamente minha matéria, apenas usando-a como pano de fundo para focar meu esforço em uma tarefa mais simples: ensiná-los a ler. Onde está o problema? Infelizmente, nosso sistema educacional foi constituído por "gente boazinha", seja na legislação, na pedagogia, administração etc. Gente que prefere a demagogia ou teorias com pitadas de populismo de quem nunca teve a sala de aula como seu esteio econômico. Hipócritas dominam e os alunos se transformaram em seu reflexo porque, como se diz, se aprende pelo exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário