sexta-feira, setembro 27, 2019

Africans are NOT "Black." The Many Races of Africa

Com milhares de grupos étnicos, é adequado designar a população africana como "negra" ou "raça negra"? Claro que não.



Os Bantos, p.ex., se distribuem pela África Central, Oriental e até Meridional. Mas quando se olha para um somali ou um etíope se vê gente com traços mais afilados, embora mais escura no primeiro caso e mais clara, no segundo. E como não se surpreender com o povo Mladic (comum no Sudão Meridional), cuja caracterísca marcante além da tez bem mais escura é sua altura? Contraste tais características com os pigmeus da África Central e verás que a expressão "raça negra" soa como verdadeira ficção.



Só para ter uma noção de como era o relaciomento interétnico, pigmeus são pré-bantos na Bacia do Congo e estes os consideravam subhumanos e como tal, os caçavam para comer. Sim, canibalismo mesmo, embora os caçadores não achassem que fossem humanos.



Imagine agora um grupo totalmente diferente, semelhante apenas no tom de pele, os Khoisan, da Namíbia e sul da África. Eles apresentam um rosto que lembra nossos indígenas e, portanto, um toque de oriental. Aliás, já que falamos em sul, a África do Sul talvez seja, por isso, um dos países mais etnicamente diversificados do planeta, com populações banto, khoisan, asiática (do sul e do leste) e europeus.



Agora, se quiserem ver como a mistura gera algo único, vão para Madasgacar, sim a terra do Rei Julien ("eu me remexo, me remexo muito..."), onde a população banto se miscigenou com a asiática meridional ou no Arquipélago de Cabo Verde, no qual a população é de 50% bantu e 50% europeu, particularmente, portuguesa onde é comum ver gente de pele escura e olhos azuis.



Assista o vídeo anexo com imagens e comentários do autor original. 



Africans are NOT "Black." The Many Races of Africa https://youtu.be/pAXj0pROsd8 via @YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário