quinta-feira, outubro 24, 2019

Protestos no Chile: razões e considerações


Nos comentários que seguem, respondo ao vídeo da BBC link abaixo. A ideia é contrastar com o argumento de que existem razões econômicas suficientes para aumentar o nível de revolta violenta em ação no Chile. Não, se houver razões, elas não se devem à pobreza ou à desigualdade. Há algo mais lá…

ERRATA: aos 16:25, não foram “mais de 10.000 assassinatos na ditadura chilena”, mas cerca de 3.000, o que não diminui a carga genocida e despótica do regime de Pinochet, bem entendido.

Nesta resposta ao vídeo da BBC, no link abaixo, procuro contrastar o argumento de que existem razões econômicas suficientes para aumentar o nível de revolta violenta em ação no Chile. Não, se houver razões, elas não se devem à pobreza ou à desigualdade. Há algo mais lá…

Vídeo da BBC: Protestos no Chile: o que está por trás da fúria em país “modelo” na Amé... https://youtu.be/u9ETR84qnCk

Fonte dos dados utilizados: "É tudo culpa do 'neoliberalismo'?" | Blog do Helio Gurovitz | G1 https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2019/10/22/e-tudo-culpa-do-neoliberalismo.ghtml

Comente abaixo se discorda ou critique alguma passagem que não tenha ficado clara que tentarei esclarecer em outra oportunidade.

Att,
a.h

*Ops! Esqueci, o nome do livro, genial, de Robert Kaplan é “Os Confins da Terra”.

3 links sobre o livro:




Lista de livros do autor em seu site: http://www.robertdkaplan.com/robert_d_kaplan_books.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário