sexta-feira, outubro 25, 2019

Ricardo Salles e o Greenpeace


Difícil não comentar. Primeiro, o Presidente da República acusa ONGs de incendiarem a Amazônia, sem prova nenhuma e depois, quando um grupo de fazendeiros do sul do Pará é descoberto fazendo isso, ZERO! Nada de pedido de desculpas ou retratação formal. Agora é a vez do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sim, o sujeito que disse ter estudado em Yale, famosa universidade americana, sem nunca tê-lo feito, usar uma foto do navio do Greenpeace de 2016 no Oceano Índico e INSINUAR que ele teria provocado o dito vazamento nas águas e praias do Nordeste!
Quem é que cria #FakeNews mesmo?
Leiam a matéria abaixo e antes de acusarem a Folha por ser Folha, me digam onde há alguma mentira ali. O único ponto em que discordo é de opinião, não fático, de que não havia razão para deter o grupo do Greenpeace Brasil que fez o protesto em Brasília. Sim, eles fizeram um protesto sujando o solo com óleo, o que é uma forma de poluição, ainda que diminuta se comparada ao que a Petrobras já fez ao longo de sua história. Mas chamá-losde “terroristas” por isso é abusar da alta de inteligência. Se o Greenpeace é terroista, o que a Vale e a Samarco são então? Como estão as pessoas e cidades afetadas ao longo do rio em que ocorreu a tragédia ambiental de Brumadinho, a queda da barragem em Minas Gerais? Não ouço dizer nada.
Mas o que mais me impressiona é o público apoiador deste governo, que divulga mais as falas inconsequentes do Ministro e do Presidente, ávidos por encontrar um culpado qualquer do que o FATO em si e tomada de MEDIDAS. Agora, p.ex, deram para cobrar atuação do Greenpeace e outras ONGs no Nordeste para conter o óleo nas praias, mas as ONGs não eram o problema do meio ambiente? Querem ajuda delas agora ou apenas acusarem de não estar fazendo nada? E o Projeto Tamar, não é uma ONG, por acaso? Eles estão atuando intensamente na recuperação das praias e preservação de suas espécies.
Difícil não comentar e mais difícil ainda esperar por seriedade e profissionalismo neste governo.
Anselmo Heidrich
25 OUT. 19
*Para quem acho que passo pano para o Greenpeace, está redondamente enganado. Acho que eles têm que ser processados por seus crimes sim, mas por seus crimes REAIS, como, por exemplo:
Conferir a matéria da Folha de S. Paulo aqui: Salles usa imagem antiga para insinuar que Greenpeace seria culpado por óleo no NE https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/10/salles-usa-imagem-antiga-para-insinuar-que-greenpeace-seria-culpado-por-oleo-no-ne.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw
Imagem: “Esperanza, navio do Greenpeace”(fonte): https://www.flickr.com/photos/fabricedenisphotography/25634116957

Nenhum comentário:

Postar um comentário