sábado, julho 30, 2011

Encruzilhada de Humala


(...) Oscar Ugarteche, um importante intelectual, escreveu para agência de imprensa latino-americana Alai-AmLatina, “para todos, Humala é uma interrogação, mas Fujimori é uma certeza.”Ugarteche resumiu a eleição dizendo que “o que é mais significativo, contudo, é o regresso do Peru à América do Sul.” Veremos até que ponto Humala será capaz de chegar em termos de redistribuição de rendimentos e de restauração dos direitos da maioria indígena. Mas a contra-ofensiva geopolítica dos Estados Unidos, a Aliança do Pacífico, está desfeita.
Vitória de Humala desfaz planos dos EUA | Jornal Correio do Brasil

Se há uma coisa que não dá para ter certeza na vida é o destino histórico das nações. Aliás, "destino" é uma palavra inadequada também, pois não tem como se pré-determinar algo como as relações políticas e comerciais entre estados independentes que dependem, por sua vez, de n-fatores. No curto prazo, talvez alguma coisa ainda dê para dizer que "está para acontecer", mas no longo... Quem diria que o colosso soviético cairia algumas décadas depois do início do Pós-Guerra? Quem diria que os EUA ficariam devedores ao ponto de se cogitar declarar a moratória? Quem diria que o Brasil se tornaria um grande produtor de petróleo? Etc. etc. e etc. Agora, essa situação na América do Sul... O Peru está buscando um caminho que tenta sanar velhos problemas continentais, como sua imensa base de pobres destituídos de acesso ao mercado de consumo, o que as esquerdas chamam de excluídos. Isto dá para desconsiderar? Buscar resolver problemas como esses significa "ser comunista"? Óbvio que a resposta é "depende como". O que não se pode é dizer que porque o candidato tem uma ascendência ideológica da esquerda significa que adotará métodos autoritários da pior fase do comunismo, assim como os auto-declarados "de direita" não são necessariamente apoiadores de ditaduras ou típicas quarteladas latino-americanas, mas sim a favor da democracia representativa, do estado de direito e da economia de mercado. 

E se Humala realmente abandonou o chavismo para se aproximar de um modelo a la Lula, então a chamada "Aliança do Pacífico" e a presença dos EUA não estão de todo descartadas.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário