domingo, janeiro 01, 2012

Pirataria, liberdade e segurança

 "Farr lembrou a lei SOPA [Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online) nos EUA, como exemplo do tipo de ameaça que já existe contra a liberdade nas redes e na Internet. Se aprovada, a lei SOPA nos EUA permitirá que algumas páginas na Internet sejam bloqueadas, sob o argumento de que agridem direitos comerciais de autor." 
redecastorphoto: Hackers planejam lançar satélites contra a censura...: David Meyer 30/12/2011, David Meyer (editor de Tecnologia), BBC-Londres Hackers plan space satellites to combat censorship ...

E não deixa de ser legítimo, pois a defesa da propriedade privada é um dos quesitos que garante outras liberdades, como a da livre-empresa. Se admitirmos qualquer quebra de contrato ou ilicitude como um “ato em favor da liberdade” não poderemos reclamar quando esta mesma lâmina cortar nossos direitos e segurança material. Muitos liberais condenam este tipo de regulamentação, como hoje condenam a defesa de águas internacionais por onde circulam 1/3 das reservas mundiais de petróleo, que é o caso do Estreito de Ormuz. Mas, não podemos esquecer que se hoje isto for ignorado amanhã ou depois será algo mais próximo de nós, que nos atinja diretamente e daí, em nome de toda e qualquer liberdade, inclusive a que ameaça a segurança de proprietários simplesmente estejamos legitimando saques.
         A liberdade não deveria vir isolada das garantias de defesa e segurança.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário