Tomatadas: Chico de Oliveira: erros em série não afetam prest...: O sociólogo Francisco de Oliveira, que foi também um dos fundadores do PT, e hoje milita no PSOL, é uma dessas figurinhas carimbadas em tra...
O que vou dizer parece uma bobagem perante teu post, mas conheci uma Sra. que perante uma infecção na unha insistia em um tratamento meramente tópico para tratá-la. E pior, não era nem uma dessas pomadas que se compra na farmácia, mas um tipo de unguento que se compra em barraquinha de feira alternativa ou "lojas especializadas em produtos naturais". Resultado óbvio, a unha caiu e a infecção piorou se alastrando para o dedo até que familiares, um pouco mais sensatos, intervieram levando-a para consultar com um dermatologista.
Sempre há mais dessas histórias conforme tomamos conhecimento das idiossincrasias de alguns membros da espécie humana... Um dos meus vizinhos tem dois cães e a fêmea porta a sarna demodécica, causada pelo ácaro Demodex Canis. Até pouco tempo era considerada hereditária, mas o que é hereditário no caso é uma deficiência do sistema imunológico. Bem... Eu tive uma cadela que morreu por causa disto há uns bons 25 anos atrás, e há cerca de 5 anos um outro filhote que achei na rua tinha o mesmo problema, só que hoje está firme e forte. Qual a diferença? O tratamento atual disponibilizado pela evolução científica através de uma droga chamada ivermectina. Por sua vez, o que faz meu vizinho? Um tratamento homeopático! E a única veterinária deste meu bairro coalhado de bicho-grilos é homeopata! Logo, se seu cão estiver muito enfermo ou morrendo, o máximo que conseguirá será uma solução de ervas aromáticas, chás ou sabe-se lá mais o quê... Bem, por que toda esta conversa? Para te responder a tua pergunta no post:
"Chico de Oliveira deu nova demonstração de coerência ao entrar para o PSOL, um desses partidos socialistas que, justamente por se agarrarem a velhas bandeiras, nunca superam a irrelevância política. Mas então por que esse autor mantém tanto prestígio acadêmico e tanta projeção na imprensa, como se vê nas páginas da Folha de São Paulo? Ao contrário do que acontece na política, quanto mais o intelectual erra, mais credibilidade acadêmica tem?"
Justamente porque há uma necessidade humana, tal qual lemingues a beira de um precipício de seguirem marchando e se acotovelando até que ocorra um suicídio coletivo. Por sorte, nós temos um mercado de ideias em que há espaço para divergência, para quem não quer seguir nem roedores na Escandinávia, nem veterinários homeopatas e tampouco militantes marxistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário