terça-feira, fevereiro 07, 2012

O Blog do Stephen Kanitz - A Crise é do Capitalismo?

Este artigo do Kanitz é perfeito. Há mais de um ano, quando investimos uns trocados, literalmente, em ações, eu sugeri que fizéssemos na Vale, na Gerdau e não na Petrobras, mas fui voto vencido contra a companhia que "estava dando mais". Naquela época, realmente, a estatal brasileira era um bom negócio, mas com o tempo não só cessou o lucro, como houve perdas para quem nela investiu! No longo prazo, eu é que estava certo... Meu conhecimento? O de um professor de geografia que repetia que a Vale e a Gerdau estavam se expandindo no mercado internacional e que a Petrobras tinha investido pouco e, o que foi feito em prospecção e extração também significava aumento do custo. No mercado nacional existe uma proteção que dependendo da conjuntura mundial, simplesmente some e a queda do preço do barril de petróleo levou à redução dos lucros da estatal brasileira. Já, as outras companhias privadas também não se livrariam da expansão da oferta e redução da demanda, mas elas estavam expandindo seu mercado e não se limitando ao nacional. Com o tempo veio o lucro. Mal ou bem, meu voto ideológico era apoiado numa visão global e evolutiva. Está aí, no longo prazo, o mercado vence o estatismo.
Cf.: O Blog do Stephen Kanitz - A Crise é do Capitalismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário