sexta-feira, dezembro 16, 2011

Clinton vs. FHC - análise torta




Crise do México, Crise da Ásia, Crise da Rússia... Não são exatamente "problemas que a sua própria política econômica produzia"; a observação de Clinton também não foi uma crítica a "política neoliberal do governo FHC", seja lá o que isso signifique, mas sim a falta de instituições sólidas, confiáveis, como ele elogia no Chile (ele menciona isto, literalmente); o que FHC propôs foi "uma CPMF", um imposto (isto sim, vergonhoso) sobre os capitais que migram de bolsa a bolsa de valores, não que ele enfatizasse uma doação pura e simples e Clinton criticou-o porque isto é o tipo de coisa que, justamente, cria mais insegurança e portanto fuga de capitais. Em suma, as conclusões tiradas são antípodas ao que o vídeo e seus comentários querem produzir.

A intenção de quem fez o vídeo do youtube foi além, foi de julgar a observação de Clinton como motivo de vergonha. Ora, claro que sim, claro que é vergonhoso! Assim como toda linha histórica que nos levou a situação presente a época daquele encontro. No entanto, foi um debate educado em que Clinton dá como exemplo qual país sul americano? O Chile. E o que nosso pequeno vizinho fez para melhorar? Esta é a questão. Agora frisar apenas nosso constrangimento porque não toleramos críticas, daí é observar uma árvore com fumaça enquanto que a floresta está em brasa.
E sinceramente, "neoliberal" possui conceito. Eu gostaria imensamente que apenas um crítico de governos passados mostrasse o que havia de 'neoliberal' no governo FHC que levou a desigualdade, as privatizações? Pois, sinceramente, o pouco que houve neste sentido foi somente isto.
O que Bill Clinton disse de errado? Ele estava certíssimo! Com tanto país no mundo, Chile dentre outros fazendo a coisa certa, por que o Brasil, um país muito mais rico também não pode se organizar? O problema é que nós brasileiros estamos muito mal acostumados, com palavras doces e não gostamos que nos apontem nossos defeitos.
Agora dizer que a "exclusão social", sobre as crianças "sem futuro" em cidades como S. Paulo ou Rio como legado ou produto do governo FHC é a mais grossa picaretagem. Só um desonesto ou ingênuo sem nenhum senso de história para acreditar nisto.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário