domingo, dezembro 25, 2011

Brasil VS China - 1

Vejam só:
China age para vetar o Brasil no Conselho de Segurança da ONU | Forças Terrestres - ForTe - Estratégia, Tecnologia Militar e Segurança
-- China querer vetar o Brasil no CS? Não pode! O inimigo sempre são os EUA, têm que ser eles...
-- Mas os EUA são espertos, já sabem que não temos a menor chance, deixa outro queimar o filme.

Não trato nenhum organismo do porte de um estado-nação como uma entidade sujeita a humores e hormônios, exceto quando centralizada na figura de um "grande líder", geralmente um déspota, mas sim como dotada de objetividade segundo seus interesses e este parece, claramente, o caso chinês. Não faz o menor sentido para membros de um grupo seleto que, por isso mesmo detém maior poder popularizar suas cadeiras. Mesmo que o candidato seja o Brasil, pois amanhã pode ser o México, uma Turquia etc. e daí, como ficarão os membros deste grupo, com cotas menores de influência política e econômica mundial? Claro que isto não lhes interessa e o Brasil provavelmente faria o mesmo, caso detivesse uma posição semelhante... Então, em boa parte de minhas intervenções adoto um Q de ironia para meus missivistas que acham e tratam o EUA como um verdadeiro "império do mal", como se tudo que de lá proviesse posse constituído de glacê com recheio de veneno. E, pior que muitos ainda se vêem como "cientistas"... That's all! Ôps! Me desculpe por usar o idioma inimigo, tenho que adotar o tupi-guarani e me comunicar só com os da mesma linhagem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário